A obra de Marcos Acayaba em Tijucopava tem como partido a preservação da mata atlântica em um terreno íngreme localizado a 80 metros de altitude e 150 metros distante da praia. Afim de se adaptar à natureza, a edificação conta com uma modulação triangular e hexagonal que contorna as árvores existentes com sua estrutura de vigas e pilares de madeira, ligados por conexões e tirantes de metal.
Nesta disciplina foi proposto que os alunos se organizassem em grupo e escolhessem alguma obra dentre aquelas sugeridas pelos professores. Nisso, os grupos teriam que fazer uma análise conceitual e estrutural da obra e ao final produzir um modelo baseado em um detalhe construtivo da obra.
O meu grupo escolhei a Casa Tijucopava de autoria do arquiteto Marcos Acayaba. A construção em madeira, a hierarquia de vigas e a geometria do conjunto delas foram elementos que motivaram o interesse do grupo pelo projeto.
- Um terraço de cobertura projetado num balanço de 2,3 metros que funciona tanto como mirante quanto como proteção das constantes chuvas para o restante da casa.
- O andar principal que contempla sala, cozinha e 3 terraços em balanço em um espaço contínuo e fluido, conectado à estrada através de uma ponte.
- Um andar intermediário onde estão as 3 suítes e um terraço com vista para o mar organizados no entorno do átrio central onde se encontra a escada de placas de madeira suspensas por tirantes.
- Um andar de serviço pendurado por três apoios, onde se encontra uma outra ponte de acesso, menor e mais simples do que a principal.
A casa tem como estrutura básica triângulos de madeira com 1,25m de lado, que se agrupam formando triângulos maiores, com 5m de lado. Esses, por sua vez, formam uma malha de hexágonos, e essa malha é sustentada por pilares de madeira de seção também hexagonal. O detalhe construtivo escolhido para estudo foi o módulo estrutural formado pelos triângulos de 1,25m, totalizando 5 metros de lado.
A imagem abaixo é uma fotografia do terceiro pavimento do modelo.
Modelo Estrutural em madeira.
Etapa 1
Etapa 2
Etapa 3
Etapa 4
Local: Tijucopava - Gaurujá, SP
Ano do projeto: 1996
Perído de construção: 1996 - 1997
Arquiteto Marcos Acayaba
Arquiteta Suely Mizobe
Arquiteto Mauro Halluli
Arquiteto Fábio Valentim
Projeto de Instalações: Sandretec
Cálculo Estrutural: Engº. Hélio Olga de Souza Jr.
Projeto de Fundações: Engº. Luis F. Meirelles Carvalho
Estrutura de Madeira: Ita Construtora
Estrutura: Madeira - Jatobá
Cobertura: Laje Impermeabilizada com Evalon, e deck pré-moldado de concreto leve
Laje: Placas pré-moldadas de concreto leve
Escada: Madeira e tirantes de aço
Divisórias e peitoris: Painel wall
Caixilhos: Madeira
Acabamentos: Pintura acrílica nos painéis
Pisos: Assoalho de madeira e Evalon (boxes)
Área do terreno: 1.963 m²
Área ocupada: 133.0 m²
% da ocupação: 6.0 %
Área construida: 251.0 m²
Área útil: 194.0 m²
Após a entrega de todas as etapas deste trabalho, reaproveitei o modelo físico gerado na 4ª etapa da montagem para decorar o meu quarto.
Mais detalhes sobre o contexto onde essa peça foi fixada, é possível conferir nessa página aqui e em seguida ir para a página seguinte Quarto.