Ao me mudar para uma moradia estudantil e passar a viver com pessoas que eu não conhecia, fui motivada a transformar a casa em um lar.
O corredor de apartamentos tinha cores claras e neutras, de forma que eu quis colocar na entrada do meu apartamento cores vibrantes e ao mesmo tempo com equilíbrio. Assim, decidi pintar com a cor vermelha somente o marco e o número do apartamento, deixando a entrada mais elegante e ao mesmo tempo com cores equilibradas.
Os elementos geométricos feitos a partir de peças de acrílico transparente, ora fechados com 3 faces ora abertos com 2, unidas por fita adesiva vermelha que destaca a forma de cada elemento.
Cada peça é fixada na parede com cola instantânea trazendo leveza para o conjunto.
Vaso de bambu feito artesanalmente pelo meu padrasto presenteando a mim e a minha casa. A vegetação é natural é da espécie Zamioculca acrescida de flores artificiais. Como arremate estético, vaso é coroado por dois elementos de decoração abertos fixados logo acima na parede.
Esta palmeira da espécie Ráfia foi encontrada descartada em uma caçamba. Como a planta se encontrava em bom estado utilizei ela como parte da decoração da entrada do apartamento logo abaixo dos elementos de decoração fixados na parede.
A palmeira ficou provisoriamente em uma base de isopor. Durante esse período fiquei imaginando como seria o vaso para abrigar a vegetação e, felizmente consegui encontrar um que atendesse as minhas expectativas quanto a forma e cor.
Além do vaso, eu trouxe argilas, terra preta e pedras brancas para a mudança da palmeira.
Além de um furo no vaso, a argila é a primeira coisa a ser colocada no vaso para garantir a drenagem e não apodrecer a raiz da vegetação.
Esse vaso já veio com furo e com um prato próprio.
A terra utilizada é preta e foi adquirida em uma floricultura e é colocada em cima da argila.
Após recolher a palmeira se passaram alguns dias até que a mudança do vaso ocorresse, assim a planta se fragilizou e foi necessária uma poda para que ela se fortalecesse.
Como a terra utilizada era preta, pedras na cor branca se mostrou a mais oportuna para gerar um contraste e uma melhor ornamentação.
Infelizmente a palmeira estava bem fragilizada, de forma que mesmo após alguns dias depois do replantio ela não deu sinais de melhora.
Com o tempo a palmeira foi perdendo as folhas até ficar no tamanho da foto. Flores artificiais foram acrescentadas para incrementar a composição do vaso se utilizando da paleta de cores ali presente: vermelho, laranja e amarelo.
Além disso, caixotes de madeira passaram a integrar o espaço como assentos e oferecer local de apoio, de assento e de convivência entre os moradores do apartamento e vizinhos do corredor.
O resultado da transformação da casa em um lar faz com que aqueles que convivemos nos ajude a construir um espaço melhor, e assim foi.
Um dos amigos com quem dividi o apartamento trouxe uma muda dessa planta que rapidamente cresceu e cobriu toda a parte de cima do vaso deixando a área externa do apartamento mais aconchegante e acolhedora.