A Sauna Lésbica é neste artigo trata-se de uma exposição de arte que faz parte do evento da Bienal de São Paulo. A Bienal propriamente dita ocorre a cada dois anos e é uma dos maiores eventos de arte do Brasil.
A Bienal de São Paulo que ocorre desde 1951 já foi chamada Bienal Internacional de Artes de São Paulo e faz parte do circuito internacional como a Bienal de Veneza.
Data: Abertura no dia 06 de setembro de 2023 e vai ate 10 de dezembro de 2023.
Local: O evento ocorre a cada dois anos no edifício Pavilhão da Bienal localizado no Parque Ibirapuera sendo projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e pelo engenheiro Joaquim Cardoso.
O tema da Bienal: O tema da 35º Bienal de São Paulo é coreografias do impossível
A Sauna Lésbica está localizada no espaço lounge que fica no subsolo do edifício, com em espaço exclusivo pra ele.
Saiba mais informações no site oficial: Bienal de São Paulo
Roda de Conversa me chama muito atenção, e foi justamente o que me levou a conhecer a Sauna Lésbica.
Eu soube do evento através de uma colega arquiteta que compartilhou nas redes sociais dela o evento do Bienal. Confesso que eu nunca tinha ido em nenhuma outra edição da Bienal, e desta vez eu fui justamente por encontrar a Sauna Lésbica na programação, eu queria muito entender do que se tratava esse espaço, e como ele seria.
A Sauna Lésbica é idealizada por Malu Avelar, e na roda de conversa a Sauna recebeu as artistas Rosana Paulino, Aline Motta e Castiel Vitorino para a conversa ¨Futuridade Negra Brasileira na Arte Contemporânea¨.
A fala que mais me tocou vai da artista Castiel Vitorino que contou com riqueza de detalhes falou da sua imersão em sua arte procurando outros territórios como o Marrocos para se inspirar e imergir na sua produção artística.
A Sauna Lésbica também teve em sua programação de abertura uma festa ao final da roda de conversa. O tema da festa era: "Sauna A Festa - o rolê que a gente não teve", com discotecagem de Marta Supernova, numa matinê das 15h30 às 19h no dia 06 de setembro de 2023.
Eu adorei esse momento de integração entre as pessoas que estavam ali, e com certeza a festa com a movimentação de pessoas e de música acabava chamando atenção e chamando mais pessoas ainda ali para o local.
O público era bem diverso e na festa também foram distribuídos comes e bebes para quem estava ali como esse delicioso acarajé na foto abaixo, diversos tipos de petiscos e cerveja.
As atividades da Sauna Lésbica, estão acontecendo no espaço Lounge no subsolo do edifício Bienal, que está localizado no Parque Ibirapuera; de forma que o som não causava ruído em outras partes do edifício principal.
A medida que o tempo ia passando e a noite ia chegando, novas cores iam surgindo também trazendo um nova cenografia. Ao fundo dela, o vídeo da performance de coreografia da idealizadora da Sauna Lésbica, a artista Malu Avelar.
Foi uma experiência muito gratificante de poder conhecer outros pontos de vistas sobre a Sauna Lésbica e até entendi melhor do que se tratava depois de conversar com essas pessoas.
Confira abaixo a entrevista que realizei e está disponível no Podcast Casa Marcolino! :D
Aproveitei a oportunidade e fiz algumas entrevistas na Sauna Lésbica durante o tempo que eu estava na festa. Gostaria muito de saber quais as impressões das pessoas que estavam na Sauna Lésbica e me surpreendi muito com a motivação de cada uma para estar ali.
Como eu já queria fazer o registro eu levei logo o meu microfone e entrevistei pelo menos seis pessoas nesse dia.
Eu fui muito bem recebida e as pessoas se mostraram muito abertas e dispostas a me conceder uma entrevista e a falar o que pensavam e sabiam sobre a Sauna Lésbica.